Tecnologia de exaustão e depuração aplicada a geradores de energia

Dos grupos geradores – equipamentos capazes de produzir altas quantidades de energia a partir do processo de combustão do combustível. Uma imagem contendo no interior, pessoa, em pé, homem
Descrição gerada automaticamente
Geradores de energia convertem energia mecânica em energia elétrica, para isso acontecer o gerador depende de indução eletromagnética

Queima de Excesso de Combustível

  • Vazamento :Vazamentos também são outro problema que pode causar efeitos muito adversos no desempenho do seu gerador a diesel.
  • Superaquecimento
  • geradores a diesel que esquentam quando usados ​​por um longo período
  • Principais falhas no gerador a diesel e como resolvê-las
  • os geradores de energia, quando bem cuidados, podem ter uma vida útil média de 20 anos.
  • Desvantagens de usar um grupo gerador
  • Quando um gerador pode entrar em Curto-circuito?
  • O gerador entra em estado de curto-circuito quando os polos, positivo e negativo, estão ligados por um fio condutor de baixa resistência.
  • Geradores movidos a diesel produzem altos ruídos, podendo prejudicar a audição.
  • Esse tipo de gerador também produz fumaça.
  • O processo de instalação desse tipo de gerador é lento e ainda tem um custo elevado, quando comparado com outros tipos de geradores.
  • Quais os riscos de um gerador?
  • Um dos principais problemas que podem ocorrer em um gerador de energia é o mau contato dos componentes elétricos.
  • Qual NR fala sobre geradores?
  • Desta forma, o uso de tais geradores deve seguir os padrões estabelecidos na Norma Regulamentadora 20 (NR-20).
Gerador com Lavador de Gases
Gerador com Lavador de Gases

Dos grupos geradores – instalados em estabelecimentos que precisavam de licença ambiental para funcionar

OCCORENCIA

  • Crescente conscientização da sociedade sobre a necessidade de controlar as emissões de poluentes atmosféricos nos obriga a trazer à tona a questão dos geradores de energia movidos a diesel.
  • O uso desses equipamentos ganhou forte impulso no apagão de 2001, quando grandes consumidores se viram obrigados a recorrer a fontes alternativas para suprir sua demanda energética, devido à falta de energia hidrelétrica à época.
  • De lá para cá, a crise foi superada, mas o fantasma do apagão permanece por causa da insegurança gerada.
    As altas tarifas e o sistema de cobrança horo-sazonal, no qual a energia hidrelétrica tem custo diferenciado e significativamente mais caro em função das horas do dia e das estações do ano, tornaram permanente uma solução surgida como emergencial.
    Hoje, muitos grandes consumidores de energia elétrica – indústrias, comércios, redes hoteleiras, hospitais, shoppings centers, hipermercados, condomínios etc. – recorrem a grupos geradores como forma de reduzir a conta sem ter de cortar o consumo e de ter mais segurança na alimentação das cargas essenciais.
Insuflação e Filtragem de Ar para Gerador

Para se ter uma ideia, a tarifação da energia elétrica no horário de ponta pode chegar a aproximadamente 4,5 vezes a tarifação do horário fora de ponta.
Dessa maneira, nos horários e nas épocas do ano em que a energia fornecida pelas concessionárias é substancialmente mais cara, opta-se pelo uso dos geradores a diesel.

Suas emissões se somam às dos automóveis no pior horário do dia, quando grandes consumidores trocam o fornecimento de concessionárias pela energia a diesel.

O problema dessa economia financeira é o alto custo ambiental. Diagrama, Desenho técnico
Descrição gerada automaticamente
Os geradores a diesel constituem uma fonte considerável de poluição atmosférica, cujas emissões se somam às dos automóveis no pior horário do dia, durante o rush do trânsito, das 17h às 20h. Nesse período, os grandes consumidores que optam pela cobrança horo-sazonal substituem o fornecimento oriundo das concessionárias pela energia elétrica de autoprodução.

Os geradores emitem os mesmos poluentes dos motores de veículos a diesel, que são os causadores do maior impacto na qualidade do ar, como óxido de nitrogênio, óxido de enxofre, dióxido de carbono, monóxido de carbono e material particulado.

PRECIPITADOR HIDRO LAVADOR DE GÁSES

Os Precipitadores Lavadores de Gases utilizam ação hidrodinamica da água como meio principal para remover do fluxo dos gases os poluentes provenientes dos mais diversos tipos de processos industriais e / ou comerciais. No qual o fluido é submetido a uma pressão de bombeamento em um circuito hidraulico.
Os lavadores são indicados para processar gases provenientes de processos químicos ou físico-químicos em todas as faixas granulométricas. Existem vários tipos de lavadores, porém os precipitadores hidro lavadores de gases da Hayashi se destaca por possuir uma tecnologia exclusiva que dispensa o uso de exaustores e bicos de aspersão de água a prova de entupimento, extremamente eficiente no tratamento e lavagem.
O lavador é construído em chapa de aço inoxidável 304 em seção circular com comprimentos de garganta variável, altamente resistente a corrosão com flange bipartido e com todos os elementos (corpo lavador+tanque de líquido+bomba centrífuga) formando conjunto único nas dimensões solicitadas pelo cliente, com aspersor em material tubular de cobre comercial com orifícios calibrados para possibilitar a execução da névoa (pulverização) em forma de “spray”. Pode ser instalado num ponto qualquer do duto entre o captor e a Bomba, sendo recomendado o mais próximo do captor, para reduzir o trecho de dutos com depósitos de poluentes e condensados, principalmente os combustíveis agindo na coleta, lavagem e neutralização particulados emanados durante processos de cocção comercias ou industriais como a queima de lenha ou de biomassa.

DETALHES CONSTRUTIVOS

Corpo e Perfil Estrutural – São construídos em chapa de Aço Galvanizado ou Aço Inox AISE 304 com soldagem pelo processo TIG, de forma circular com um defletor interno e um bocal de entrada com material sufi ciente para adaptar a tubulação que vem do bloco de cocção e um bocal de saída com material sufi ciente para adaptar a tubulação que irá até o Exaustor Centrífugo.

Sistema Interno de Distribuição de Água

  • Aspersor Tubo hidráulico constituído de bicos abertos (Orifícios) produzindo spray cônico (Pulverização) de alta pressão. Fabricado em cobre com vazão em litros por minuto que varia conforme as dimensões do lavador.
  • Motobomba Hidráulica Centrífuga.
  • Válvula de Retenção.
  • Tubulação de Sucção
  • Tubulação Hidráulica (Recalque)
  • Válvula Registo de Gaveta

NOTAS

Em casos especiais de ambiente altamente corrosivo, os lavadores de gases de Coluna da ATMOS, podem ser fornecidos em chapas de Aço inox.
A parte externa que é a que liga o lavador a motobomba centrífuga, normalmente é construída em tubo de PVC marrom (fornecido pelo montador ou terceiros).
A boia é constituída de um flutuador estanque em plástico branco oco, uma haste construída em latão e uma válvula de fechamento construída em latão com rosca.

MANUTENÇÃO

Este equipamento deverá receber manutenção periódica (o período pode variar entre semanal a mensal), sendo que, a determinação do intervalo será definida pelo grau de utilização do equipamento.
A manutenção deverá compreender:
1º Remoção dos elementos para a sua limpeza;
2º Limpeza geral da bacia do lavador inclusive esgotando toda a água e resíduos;
3º Colocar nova carga de água adicionando detergente não espumante podendo utilizar o nosso “(Lavadex III)” – na dosagem recomendada;
4º Colocar em marcha a bomba e verificar se todos os pulverizadores estão funcionando, caso algum esteja entupido remover e executar a sua limpeza.

Notas

Os elementos filtrantes poderão ser limpos por imersão ficando de molho com o nosso Detergente “(Lavadex III)” por 02 (duas) horas.
A eficiência de limpeza do Lavador depende diretamente da manutenção do Lavador.
O funcionamento perfeito do Lavador evita propagação de incêndio por isso mantenha o equipamento limpo.

PADRONIZAÇÃO:

Este equipamento está em conformidade com a Norma NBR 14518 – 2020 de Sistemas de Ventilação para Cozinhas Profissionais da ABNT, capítulo 10 Tecnologias de equipamentos despoluidores atmosféricos e dispositivos extratores de gordura”, parágrafo “10.2” Lavadores de Gases”.

TABELAS DE ESPECIFICAÇÕES E CARACTERÍSTICAS DIMENSÕES DOS LAVAORES DE GÁS

ModeloVazão (m³/h)ØAØBØSØE
LH 011.500 a 5.500750650300300
LH 026.500 a 9.500750650400400
LH 0310.500 a 13.5001.150650600600
LH 0414.500 a 17.5001.5001.000700700
LH 0518.500 a 21.5002.0001.200800800
DefeitoSolução
A motobomba hidráulica não funciona.a) Verificar e corrigir a alimentação elétrica;b) Verificar se o motor não está em curto-circuito
A motobomba hidráulica funciona, mas, o aspersor não pulveriza a solução.a) Verificar e corrigir o nível de água no tanque;b) Verificar se existe alguma válvula fechada;c) Regulara altura da válvula boia;d) Limpar o filtro de sucção se estiver entupido
O aspersor não forma um cone compacto.a) Verificar e corrigir o sentido de rotação da bomba;b) Drenar a água e limpar o interior do tanque;c) Utilizar o sabão desengraxante “LAVADEX III” para remover o alto teor de gordura.
Vazamento de água na saída do lavadora) Adequar a vazão de ar para o valor nominal máximo admitido pelo lavador
ModeloVazão total de ar (m³/h)Vazão total de água (m³/h)
LH 011.500 a 5.5002.0
LH 026.500 a 9.5002.7
LH 0310.500 a 13.5002.7
LH 0414.500 a 17.5002.7
LH 0518.500 a 21.5003.0
LavadorMod.Pressão (kg/cm²)Temp. de Trabalho da água
LH 01781.5Ambiente
LH 02851.5Ambiente
LH 03931.5Ambiente
LH 041101.5Ambiente
LH 052901.5Ambiente
Todos os produtos da empresa *hayashi climatização exaustão ambiental* possuem direitos de propriedade intelectual independentes