ATENÇÃO!

A ABNT publicou a norma ABNT NBR 14518:2019 – Sistemas de ventilação para cozinhas profissionais, que revisa a norma ABNT NBR 14518:2000, elaborada pelo Comitê Brasileiro de Refrigeração, Ar-condicionado, Ventilação e Aquecimento (ABNT/CB-055).

Esta Norma estabelece os princípios gerais para projeto, instalação, operação, manutenção e ensaio de sistemas de ventilação para cozinhas profissionais, com ênfase na segurança contra incêndio e no controle ambiental.

Fonte: http://www.abnt.org.br/noticias/6612-sistemas-de-ventilacao-para-cozinhas-profissionais

→ Confira nossa página sobre a NORMA ABNT NBR 14518:2019

Qualquer empresa no ramo de Food Service, seja um restaurante, lanchonete, padaria, refeitório ou qualquer outro que fornece refeições coletivas precisa estar de acordo, entre tantas outras com a NORMA NBR 14518.

NORMA NBR 14518 que estabelece os princípios gerais para projeto, instalação, operação e manutenção de sistemas de ventilação para cozinhas profissionais, com ênfase na segurança contra incêndio e no controle ambiental.
Esta norma foi estabelecida pela ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas.
Aqui apresentamos alguns itens importantes.

Nas cozinhas profissionais, os equipamentos, tais como fogões, fritadeiras, chapas, caldeirões, fornos, máquinas de lavar louças, etc., são fontes de emissão de calor, vapores com ou sem gordura e/ou materiais particulados, que devem ser captados localmente, de forma contínua. Para remover estas emissões e promover a renovação do ar um Sistema de Exaustão para Cozinhas Profissionais deve ter os seguintes itens.

  • captores;
  • rede de dutos e acessórios;
  • ventiladores;
  • dispositivos e equipamentos para tratamento do ar;
  • elementos de prevenção e proteção contra incêndio;

O projeto de cozinha segura e correta deve ter dois sistemas incorporados em sua cozinha para que seja considerada uma cozinha profissional conforme a norma da ABNT NBR 14.518 solicita.

  • Sistema de exaustão: Vai fazer toda a captação dos vapores, gordura e poluente a fim de conduzir estes particulados para fora ou para um despoluidor ambiental.
  • Sistema de insuflação: Tem a função de fazer a reposição de ar limpo ao ambiente onde foi exaurido os vapores pelo sistema de exaustão.

Todos os nossos produtos atendem à Norma ABNT NBR 14518 que dispõe sobre as melhores práticas para instalações de Sistemas de Exaustão para Cozinhas Profissionais

Todos os produtos da empresa *hayashi climatização exaustão ambiental* possuem direitos de propriedade intelectual independentes